Quem sou eu

A Escola Municipal Campinas de Pirajá está localizada no bairro de Campinas de Pirajá, na região da Prefeitura-bairro Liberdade / São Caetano (CONDER, 2016), divisão territorial criada pela Lei Municipal nº 8.376/2012 e que compreende mais 20 outros bairros. Inaugurada em 31 de março de 1995 iniciou suas atividades ministrando Ensino Fundamental, do Pré-escolar à 4ª série, e Educação de Jovens e Adultos. Devido ao crescimento da população e ao aumento na procura por vagas, a escola passou por um processo de ampliação, sendo reinaugurada no ano de 1999, conseguindo assim quase que triplicar a sua capacidade de oferta de vagas. Visando oferecer melhores condições aos alunos, e atender a demanda que só crescia a cada ano, a escola passou por um importante processo de reconstrução, sendo reinaugurada em 27 de junho de 2016, sob a gestão da professora Rita de Cássia Argolo. Daí então a Escola Municipal Campinas de Pirajá passou a ser uma referência na região. Com 16 salas e uma excelente estrutura, a escola hoje tem a capacidade de oferecer 1.291 vagas de matrículas, classificando-se como Escola de Porte Grande Especial.

Nos últimos anos, a escola veio apresentando resultados bem significativos. O exemplo disso foi a superação das metas projetadas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, definidas pela Secretaria de Educação para os anos de 2015 e 2017. No que diz respeito à Prova Brasil não foi diferente, a escola apresentou crescimento no percentual da escala de aprendizado (proficiência), tanto para os anos iniciais do Ensino Fundamental quanto para os anos finais. Outros resultados que merecem destaque são os altos índices de aprovação e os baixos índice de evasão nos últimos dois anos. No ano de 2017 a escola teve aproximadamente 85% de alunos aprovados e 5,7% de evadidos. Em 2018 a escola alcançou aproximadamente 95% de aprovados e teve apenas 1,6% de alunos evadidos. Números bem expressivos.

A Escola está inserida em uma comunidade que apresenta características socioeconômicas com predomínio de mulheres (51,79%) em detrimento de homens (48,21%), sendo que a maioria da população se encontra na faixa etária dos 20 aos 49 anos. Contudo, segue uma tendência do município de Salvador, apresentando um processo de envelhecimento da população.  No que diz respeito às características étnicos raciais do bairro a maior parte da população se autodeclara como parda (56,95%) e preta (29,89%). Quanto aos índices de escolaridade: 5,18% corresponde ao percentual de pessoas não alfabetizadas maiores de 15 anos, sendo que nesta categoria 4,05% são homens e 6,19% são mulheres; quanto ao grau de instrução ou anos de escolaridade predomina a média de 4 a 7 anos de estudo (36%). Quanto ao rendimento as faixas que se destacam são: 47,6% da renda dos responsáveis pelos domicílios está entre 0 a 1 salário mínimo e 31,3% está entre 1 a 3 salários mínimos, e 16,3% sem rendimentos.  Somado a estes elementos, identifica-se que 70,32% dos domicílios foram classificados como subnormais ou, como definidos pelo IBGE, como aqueles que ocupam terrenos ilegais e quando há precariedade de serviços públicos essenciais.

Diante desse contexto, a Escola Municipal Campinas de Pirajá entende que a sua principal missão é contribuir para a constante melhoria das condições educacionais, através do oferecimento de um ensino de qualidade, que vise o pleno desenvolvimento dos seus educandos, de forma a torná-los cidadãos críticos, reflexivos e conscientes dos seus direitos e deveres, bem como torná-los aptos a contribuírem na construção e/ou desconstrução de uma sociedade, em busca da igualdade e da justiça. Além disso, ao considerar que a escola também representa um importante espaço de socialização, a Escola Municipal Campinas de Pirajá assume também o seu relevante papel, no que diz respeito ao fortalecimento das relações sociais, culturais e afetivas nela pertencentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professores intensificam atendimento remoto através de aplicativos de videoconferência.

Com a crescente participação dos alunos nas aulas virtuais, os professores da Escola Municipal Campinas de Pirajá intensificaram a utilizaçã...