A
Escola Municipal Campinas de Pirajá está localizada no bairro de Campinas de
Pirajá, na região da Prefeitura-bairro Liberdade / São Caetano (CONDER, 2016),
divisão territorial criada pela Lei Municipal nº 8.376/2012 e que compreende
mais 20 outros bairros. Inaugurada em 31 de março de 1995 iniciou suas
atividades ministrando Ensino Fundamental, do Pré-escolar à 4ª série, e
Educação de Jovens e Adultos. Devido ao crescimento da população e ao aumento
na procura por vagas, a escola passou por um processo de ampliação, sendo reinaugurada
no ano de 1999, conseguindo assim quase que triplicar a sua capacidade de
oferta de vagas. Visando oferecer melhores condições aos alunos, e atender a
demanda que só crescia a cada ano, a escola passou por um importante processo
de reconstrução, sendo reinaugurada em 27 de junho de 2016, sob a gestão da
professora Rita de Cássia Argolo. Daí então a Escola Municipal Campinas de
Pirajá passou a ser uma referência na região. Com 16 salas e uma excelente
estrutura, a escola hoje tem a capacidade de oferecer 1.291 vagas de
matrículas, classificando-se como Escola de Porte Grande Especial.
Nos
últimos anos, a escola veio apresentando resultados bem significativos. O
exemplo disso foi a superação das metas projetadas do Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica - IDEB, definidas pela Secretaria de Educação para os anos
de 2015 e 2017. No que diz respeito à Prova Brasil não foi diferente, a escola
apresentou crescimento no percentual da escala de aprendizado (proficiência),
tanto para os anos iniciais do Ensino Fundamental quanto para os anos finais.
Outros resultados que merecem destaque são os altos índices de aprovação e os
baixos índice de evasão nos últimos dois anos. No ano de 2017 a escola teve
aproximadamente 85% de alunos aprovados e 5,7% de evadidos. Em 2018 a escola
alcançou aproximadamente 95% de aprovados e teve apenas 1,6% de alunos
evadidos. Números bem expressivos.
A
Escola está inserida em uma comunidade que apresenta características
socioeconômicas com predomínio de mulheres (51,79%) em detrimento de homens
(48,21%), sendo que a maioria da população se encontra na faixa etária dos 20
aos 49 anos. Contudo, segue uma tendência do município de Salvador,
apresentando um processo de envelhecimento da população. No que diz respeito às características
étnicos raciais do bairro a maior parte da população se autodeclara como parda
(56,95%) e preta (29,89%). Quanto aos índices de escolaridade: 5,18%
corresponde ao percentual de pessoas não alfabetizadas maiores de 15 anos,
sendo que nesta categoria 4,05% são homens e 6,19% são mulheres; quanto ao grau
de instrução ou anos de escolaridade predomina a média de 4 a 7 anos de estudo
(36%). Quanto ao rendimento as faixas que se destacam são: 47,6% da renda dos
responsáveis pelos domicílios está entre 0 a 1 salário mínimo e 31,3% está
entre 1 a 3 salários mínimos, e 16,3% sem rendimentos. Somado a estes elementos, identifica-se que
70,32% dos domicílios foram classificados como subnormais ou, como definidos
pelo IBGE, como aqueles que ocupam terrenos ilegais e quando há precariedade de
serviços públicos essenciais.
Diante desse contexto, a Escola Municipal Campinas de Pirajá entende que a sua principal missão é contribuir para a constante melhoria das condições educacionais, através do oferecimento de um ensino de qualidade, que vise o pleno desenvolvimento dos seus educandos, de forma a torná-los cidadãos críticos, reflexivos e conscientes dos seus direitos e deveres, bem como torná-los aptos a contribuírem na construção e/ou desconstrução de uma sociedade, em busca da igualdade e da justiça. Além disso, ao considerar que a escola também representa um importante espaço de socialização, a Escola Municipal Campinas de Pirajá assume também o seu relevante papel, no que diz respeito ao fortalecimento das relações sociais, culturais e afetivas nela pertencentes.
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