“Quando crescer, quero ser cientista como você”. Essas palavras foram ditas por um aluno do quarto ano depois de visitar o stand de mecatrônica do Programa Ciência Itinerante do Instituto Federal Baiano - IFBAIANO, na Escola Municipal Campinas de Pirajá. Esse é o objetivo do programa: Estimular a iniciação científica entre os alunos do Ensino Fundamental.
O Ciência Itinerante é um programa que inclui a organização de projetos de pesquisa realizados por alunos do Instituto para exposição em escolas públicas do estado da Bahia. Durante a visita dos alunos do Instituto às escolas, no dia 5 de outubro, foram montados 36 stands com maquetes, banners e materiais de pesquisas feito nas áreas de química, física, minhocultura, ofidismo, hidroponia, geologia, pecuária, entre outras.
Durante a exposição os alunos da escola ouvem a explicação dos pesquisadores-mirins do Instituto e têm a oportunidade de tocar em animais empalhados e conservados em formol, consumir alimentos do stand de alimentação alternativa, questionar, discutir e sonhar em fazer suas experiências e até formar-se na faculdade. A proposta de parceria da escola com o Instituto inclui justamente construir um vínculo com os institutos Federais de Educação para projetar referências profissionais e acadêmicas para os alunos do Ensino Fundamental, explica uma das coordenadoras pedagógicas da escola, Jomária Alessandra Queiroz.
Nossos futuros cientistas!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário